top of page

Sobre nós

IKEF - Internacia Komerca kaj Ekonomia Fakgrupo De acordo com a sua Constituição, IKEF, o Grupo Internacional de Especialistas em Comércio e Economia, tem como objetivo ampliar o conhecimento e o uso da língua internacional, o Esperanto, nos campos do comércio, economia e ciência econômica geralmente. Para alcançar esses objetivos, o Grupo está empenhado em usar os métodos estabelecidos agora:

* para publicar e manter listas de palavras-chave atualizadas para uso nos campos em questão
* organizar reuniões e workshops de estudo nesses campos
* para ajudar os membros que utilizam o Esperanto em seus negócios comerciais, por exemplo, facilitando o intercâmbio de informações e
* publicar boletins especializados e outras publicações nos campos em questão, bem como propor artigos de especial especialização para o mundo esperanto em geral.

O histórico para o Grupo de Especialistas O Grupo surgiu de uma iniciativa acordada em conjunto, em 1984, por Braun e Lawrence Mee, da Grã-Bretanha, então co-titular de uma escola de idiomas especializada em Roterdã, na Holanda. Um grupo de especialista anterior, com objetivos amplamente similares, foi o Instituto para o Esperanto em Comércio e Indústria (Instituto por Esperanto em Komerco kaj Industrio, EKI), sob a direção de F.L.M. Wensing (Países Baixos), Erik Carlen (Suécia) e Bruno Vogelmann, (Alemanha), durante os anos 60 e 70. O Sr. Braun, de experiência profissional como Diretor de Compras de uma grande empresa de engenharia, ficou convencido do potencial valor do Esperanto no campo das atividades comerciais internacionais. Em conjunto, em seguida, com o Sr. Mee, em 1984, ele começou a divulgar a idéia de intensificar o uso da linguagem nos campos do comércio e da economia, e para recrutar os adeptos do esperanto com a mesma afinidade para colaborar nesse objetivo. O primeiro passo foi pedir comentários entre os membros da associação mundial (Universala Esperanto-Asocio, UEA), conhecidos como representantes especializados nos campos em questão. Essas consultas foram enviadas para mais de 150 endereços em 67 países e incluíram pedidos claros de colaboração. A reação foi tão encorajadora de tantos especialistas que a única maneira de manter contato foi percebida ao emitir um boletim informativo (dado o nome naquele momento do boletim informativo do IKEF, que já se tornou o órgão do grupo La Merkato (The Market). O primeiro encontro de funcionários foi realizado em 19 de abril de 1985, em Bruges, na Bélgica, por convite de Rotsaert. Ele, com os senhores Braun e Mee, concordou que as indicações de apoio eram suficientes para vá em frente com um plano para criar um grupo internacional especializado formal. A reunião inaugural desse grupo ocorreu em Augsburg, na Alemanha, em 6 de agosto de 1985, durante o 70º Congresso Mundial de Esperanto, com presença de 30 especialistas interessados. essa reunião inaugural, a adesão ao Grupo aumentou constantemente. Oito anos depois, a adesão registrada superou 100, e a decisão foi tomada para buscar afiliação oficial ao Universala Esperanto-Asocio em Roterdã. Durante a 79ª Conferência Mundial niger, 1994, em Seul, Coréia do Sul, o Comité do órgão mundial aceitou o grupo como um grupo especializado afiliado. No final de 1999, a associação era de 150 membros, em 36 países. Destaques na vida do IKEF Dez anos após sua fundação, o Grupo registrou os seguintes eventos:

* publicação periódica constante do boletim informativo, La Merkato
* a questão em intervalos de dois anos de uma publicação de identidades profissionais dos membros, dando não apenas nomes e endereços, mas também descrições da profissão, passatempos, experiência e experiência pertinentes e atividades futuras projetadas
* publicação de artigos especializados em questões econômicas, especialmente na revista mensal Monato
* apoio ao Boletim Econômico mensal para EUA (em Esperanto), publicado pelo Dr. Thomas Goldman
* publicação da Komerca Terminaro, uma versão esperanto da publicação Palavras-chave do Comércio Internacional da Câmara de Comércio Internacional
* colaboração e apoio para a publicação do catálogo de produtos produzidos na região Meuse, França
* aquisição de pedidos publicitários de várias empresas diferentes, principalmente para publicação em MONATO
* suporte ativo para o serviço de tradução disponível para empresas, seja o esperantiista ou não, conhecido como ITRE (+33 [0] 241 7847 75; dan.cdm@wanadoo.fr, ITRE)
* um serviço de agência para ajudar e auxiliar as negociações entre e entre as empresas de língua esperanto (embora o próprio IKEF não se envolva nas negociações como tal)
* fornecer professores e tutores em assuntos econômicos
* organização de simpósios e seminários, e
* colaboração na publicação de listas de palavras turísticas

 

bottom of page